10 habitos comuns que fazemos errado
1 - Respirar
Respirar pode parecer óbvio, mas é uma função do corpo que é alvo de domínio há milênios. Uma respiração equilibrada e ritmada, sem esforço, é a base para a meditação, o bom desempenho nos esportes e a atividade cerebral afiada. Isso porque a frequência com que respiramos determina a quantidade de oxigênio (energia) e gás carbônico (fadiga) no nosso sangue. Considerando que não fomos feitos para respirar usando os músculos do tórax, e sim do diafragma (foto), a energia que provém da respiração é subaproveitada. Quando respiramos utilizando o diafragma (movendo a barriga, e não o peito), inflamos melhor o pulmão, que captura mais ar. Isso aumenta a oxigenação sanguínea e reduz o número de vezes que se inspira e expira por minuto.
A respiração errada pode causar aumento da pressão sanguínea, o que ocasiona em dificuldade para dormir, estresse, taquicardia, sudorese e cansaço constante. Pois é, esses problemas comuns talvez sejam frutos de uma coisa tão simples quanto a forma de respirar.
2 - Comer
Nosso corpo funciona como um computador: para transformar comidas, bebidas e qualquer outra fonte de energia que usemos para a vida, é preciso "quebrar" estruturas grandes até que se tornem "reconhecíveis" pelo organismo. É assim, por exemplo, que um sanduíche - formado por salada, carne, queijo, pão, temperos - é "entendido" por nosso corpo. Cada um desses elementos será quebrado numa partícula específica, como o carboidrato, a proteína ou o lipídio, que têm funções