Fluxos de Caixas para Orçamento de Capital
Os benefícios de um investimento de capital são agregados nas entradas de caixa operacional (depois do imposto de renda).
Interpretação do termo depois do imposto de renda Deve-se avaliar o índice de retorno do investimento depois do imposto de renda. Os impostos devido ao Governo dependem do resultado tributável da empresa, e é necessário deduzir os impostos antes de fazer a comparação entre os investimentos propostos.
Interpretação do termo entradas de caixa O retorno esperado em um projeto é medido através de um fluxo de caixa. As entradas do caixa representa dinheiro que pode ser gasto e não apenas “lucros contábeis”. Uma técnica contábil para converter o lucro liquido após o imposto de renda em entradas de caixa operacionais é obtido através do seguinte cálculo:
Somar o lucro líquido após o imposto de renda, a depreciação e as demais despesas (amortização/ exaustão), deduzidas no DR. Como a depreciação é encontrada nas demonstrações de resultados do exercício, ela é a única despesa não considerada.
Interpretação do termo incremental A etapa final da estimativa das entradas de caixa operacional de um projeto de substituição é calcular as entradas de caixa incrementais. Estas são fundamentais pois é necessária a variação das entradas de caixa.
8.5. Determinação do fluxo de caixa terminal Fluxo de caixa terminal é o fluxo de caixa resultante do encerramento e da liquidação de um projeto ao final de sua vida útil. O fluxo é determinado através do seguinte formato:
Recebimentos com a venda do ativo novo, depois do imposto de renda = Recebimento com a venda do ativo novo +/- Imposto de renda sobre a venda do ativo novo
- Recebimento com a venda do ativo antigo, depois do imposto de renda = Recebimentos com a venda do ativo antigo +/- Imposto de renda sobre a venda do ativo antigo
+/- Variação do capital de giro líquido
Fluxo de caixa terminal
Os valores arrecadados