estrutura
* Mitos: são as estórias fictícias que condizem com os valores e as crenças da organização, narrando eventos referentes as mudanças organizacionais (Machado, 1998).
* Heróis: os heróis são figuras que representam proezas, características e atributos de uma cultura organizacional forte (Daft, 2000). Nas organizações militares, por exemplo, os heróis são um modelo para ser seguido pelos militares.
* Estórias: são “narrativas baseadas em eventos ocorridos, que informam sobre a organização, reforçam o comportamento existente e enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional” (Freitas, 1991, p.26).
* Rituais e Cerimônias: como os próprios nomes já dizem, os rituais e as cerimônias possuem verdadeiro significado para a cultura de qualquer organização, pois é através desses artefatos que acontecem as atividades coletivas que acabam confraternizando todos da organização.
* Normas: as normas são criadas a partir dos valores de cada organização, e influenciam o comportamento dos indivíduos, mostrando o que é e não é permitido no dia-a-dia de trabalho de uma instituição. As normas podem ser documentos escritos que delimitem o modo de agir e pensar das pessoas. Segundo Alves (1997, p.12), as “normas são o senso comum que um grupo ou uma empresa tem sobre o que é certo ou errado”.
* Símbolos: os símbolos são representados por objetos, eventos e atos que expressam os significados importantes para a organização. Para Machado (1996), os símbolos são a verificação da existência de jornais de circulação interna, folders, cartazes, caricaturas, flâmulas e objetos que servem como veículo informativo.
A instituição pesquisada foi fundada em 1962, nos Estado Unidos, com a abertura da primeira loja de descontos Walmart em Rogers, no Arkansas. Em 1972, dez anos depois que foi fundada a empresa abriu capital na Bolsa de Valores, o que acelerou sua expansão. No final dos anos 70, já contava com 276 lojas em 11 Estados. Sua