Fichamento sobre a filosofia moral
Serie: 3° Turma: “B” Turno: Manhã
Professor: Victor Wladimir
Aluno: Lucas Santos Silva
FICHAMENTO
Capítulo: 27 - A filosofia moral
Tema: Vários assuntos envolvendo a ética, a filosofia e a moral.
Objetivo: Tudo o que foi exposto no capítulo, teve como principal objetivo, nos ajudar a entender mais sobre a ética, a moral, o ponto de vista psicanalítico, o racionalismo e como funcionam os costumes em cada sociedade, bem como sua determinação. Entender nossa inconsciência e saber lidar com ela é ainda mais importante, mas sem deixar nossa consciência de lado. Argumentos:
Descobrir a existência do nosso inconsciente não significa, portanto, esquecer a consciência e abandoná-la como algo ilusório ou inútil. Pelo contrário, a psicanálise não é somente uma teoria sobre o ser humano, mas é antes de tudo uma terapia para auxiliar o sujeito no autoconhecimento e um modo de evitar que ele se torne um joguete das forças inconscientes do id e do superego. (pag. 283)
Somos eticamente livres e responsáveis não porque podemos fazer tudo quanto queremos, nem porque queremos tudo quanto podemos fazer, mas porque aprendemos a discriminar as fronteiras entre o permitido e o proibido, tendo como critério ideal a ausência da violência interna e externa. (pag. 284)
Conclusão:
A partir do momento em que nascemos dentro de uma sociedade, estamos automaticamente sujeitos a aceitar todas as regras impostas por tal. Claro que sempre temos algum tipo de liberdade, pois somos todos livres, por isso mesmo essas regras são impostas, para que não ultrapassemos dos nossos limites. Dentro disso está toda a moral, pois a moral é isso, tudo que sabemos que é certo, errado, e por fim agirmos com sabedoria diante das decisões.