Isaac Newton
ISAAC
NEWTON
NOME: Igor Junior Lunardi; Renan Alisson; Matheus Gerhardt;
SÉRIE: 8º
TURMA: B
PROFESSORA: Silvane T. Guarrezi
COLÉGIO VINÍCIUS DE MORAES
BIOGRAFIA
Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe Manor, embora seu nascimento tivesse sido registrado como no dia de Natal, 25 de dezembro de 1642, pois àquela época a Grã-Bretanha usava o calendário juliano. Seu nascimento foi prematuro, não tendo conhecido seu pai, um próspero fazendeiro que também se chamava Isaac Newton e morreu três meses antes de seu nascimento. Sua mãe, Hannah Ayscough Newton, passou a administrar a propriedade rural da família. A situação financeira era estável, e a fazenda garantia um bom rendimento. Com apenas três anos, Newton foi levado para a casa de sua avó materna, Margery Ayscough, onde foi criado, já que sua mãe havia se casado novamente (um pastor chamado Barnabas Smith). O jovem Isaac não havia gostado de seu padrasto e brigou com sua mãe por se casar com ele, como revelado por este registro em uma lista de pecados cometidos até os 19 anos de idade: "Ameaçar meu pai Smith e minha mãe de queimar sua casa com eles dentro." Tudo leva a crer que o jovem Isaac Newton teve uma infância muito triste e solitária, pois laços afetivos entre ele e seus parentes não são encontrados como algo verdadeiro.
LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Com uma lei formulada de maneira simples, Newton procurou explicar os fenômenos físicos mais importantes do universo. A lei da gravitação universal, proposta por Isaac Newton, tem a seguinte expressão matemática:
Onde
F12 é a força, sentida pelo corpo 1 devido ao corpo 2, medida em Newton;
G é constante gravitacional universal, que determina a intensidade da força, ; m 1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem entre si, medidas em quilogramas; e r é a distância entre os dois corpos, medida em metros; o versor do vetor que liga o corpo 1 ao corpo 2.
A QUEDA DA MAÇÃ E A DÚVIDA