10 Dicas para um consumo consciente
1 - Faça um orçamento
A dica fundamental para conseguir guardar dinheiro é anotar todos os gastos mensais, dividindo-os em categorias. Dessa maneira, você conseguirá visualizar todos os “vazamentos” que levam o seu dinheiro aos poucos no mês e poderá cortar os que não forem realmente necessários.
2 - Poupe
Se tiver dinheiro guardado para eliminar alguma de suas dívidas, elimine-as imediatamente.
3 - Paguem à vista quando puder
Se você tem o dinheiro para pagar à vista, pague. Você verá como é mais fácil conseguir um desconto quando tem o dinheiro para pagar. Pagar parcelado é o mesmo que comprar e pagar um empréstimo ao mesmo tempo. Então faça sempre o possível para pagar à vista.
4 - Pensem e repensem quando for comprar algo
Quando você estiver na vitrine de uma loja e algo o atrair faça a seguinte pergunta: “Isso é realmente necessário?”. Se a resposta for não, não entre na loja. Ao entrar na loja, os vendedores altamente treinados irão fazer de tudo para que você compre. Eles vão jogar com suas emoções até que você saia da loja com algum produto. Infelizmente não há treinamento para compradores, apenas para vendedores, o que deixa o cidadão normal sempre em desvantagem.
5 - Paguem ao receber
Ao receber o seu salário, pague-se antes de qualquer outra conta. Ou seja, se você visou que todo mês vai guardar 200 reais, ao receber, guarde esse dinheiro para você e só depois disso pense nas outras contas e dívidas.
6 - Não retirem dinheiro dos seus investimentos
Uma dica muito sábia de muitos especialistas em finanças é que não devemos retirar o dinheiro dos investimentos. Esse dinheiro em investimentos deve ser usado exclusivamente para servir para um crescimento contínuo, gerando rendimentos. Entretanto, é muito difícil resistir à tentação e não gastar o dinheiro investido. Mas acredite, pois essa é uma das dicas mais valiosas para guardar dinheiro e rumar para a independência financeira.
7 - Motivem-se