1
FIT - 1810 - Teologia e Ciências Sociais e Humanas Aplicadas - (C08) 2015/1
Acadêmico: Thiago dos Santos Silva
1) Faça uma lista de ritos que você conhece e relacione-os com os mitos/narrativas sagradas que lhe deram origem. O que eles querem atualizar, hoje?
Alguns ritos que conheço: batismo, festa de quinze anos, casamentos, formaturas, noivados, semana santa (de não comer carne na sexta feira) natal, ano novo (vestir-se de branco, pular as setes ondas) pascoa, preceitos dentre outros. A relação com o mito, é que este de certa forma determina tais comportamentos, o modo de se por em ação o mito na vida do homem. É uma narrativa de caráter simbólica, relacionada a uma cultura, que procura demonstrar por meio da ação e do modo de ser, a origem das coisas, do mundo, dos homens, dos animais, das doenças, do amor, do ódio, das mentiras e das relações.
O Rito é a atualização do Mito que “indo” ao passado, atualiza a experiência fundante tornando-a presente aqui e agora no hoje, sendo, portanto, não só evocativo, mas também celebrativo. É a atualização do ontem no hoje, quando “nós” somos a continuação da mesma história. O cerimonial integra e dá unidade ao passado e ao presente quando não somos observadores, mas protagonistas da história.
2) Pesquise e traga por escrito alguns mitos de várias religiões que falam sobre ‘as origens’ das coisas
Mitologia Judaica
No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que