1. A reforma protestante respondia as necessidades de mudanças ideológicas da época
A Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, trouxe profundas transformações ao contexto europeu durante a Idade Moderna. Isso tudo ocorreu por que: Foi severamente combatida pela Igreja Católica, que, em resposta, fez a Contra reforma. Iniciou na Alemanha, com Lutero, posteriormente se expandindo para outras regiões da Europa, como, por exemplo, na Inglaterra, onde surgiu o anglicanismo. Calvino, um dos principais líderes reformistas, possuía uma visão positiva da riqueza, entendendo-a como bênção divina, o que muito agradou a burguesia. Por ser um movimento exclusivamente religioso, não trouxe implicações de ordem econômica para a sociedade européia.
2. Identifique as principais características da Alemanha no século XVI.
A condenação de Lutero na Dieta de Worms e o seu desterro dividiram a Alemanha numa fronteira econômica e religiosa. De um lado, aqueles que desejavam preservar a ordem tradicional, incluindo o imperador e o alto clero, suportados pela Igreja Católica Romana. Do outro, os apoiantes do Luteranismo – os príncipes do Norte da Alemanha, o baixo clero, os grupos burgueses e largas camadas de camponeses – que acolheram a mudança como uma oportunidade para aumentarem a sua autoridade nas esferas religiosa e econômica, apropriando-se dos bens da Igreja.
3. Relacione as diferenças entre o pensamento de Santo Agostinho e o de São Tomás de Aquino
Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1227-1274) foram, respectivamente, os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Santo Agostinho valeu-se da filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino da de Aristóteles. Com isso, cada qual, em sua época, pode influenciar não só a religião católica como muitos pensadores cristãos que lhes sucederam. Tanto Santo Agostinho como Santo Tomás de Aquino afirmam que Deus, sendo eterno, transcendente, todo bondade e todo sabedoria, criou a matéria