1. Qual é o maior: o PIB ou o PNB de um país?
R: O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país, sem considerar a nacionalidade dos que se apropriaram dessas rendas, sem descontar rendas eventualmente enviadas ao exterior e sem considerar as recebidas do exterior, daí o qualificativo de "interno." O PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países, daí o qualificativo "nacional.” No caso do Brasil, o PNB é menor do que o PIB porque uma parcela da ordem de três por cento do PIB brasileiro não é usufruída por brasileiros e sim enviada ao exterior na forma de lucros, dividendos e juros do capital estrangeiro. Assim, a renda interna bruta é de fato menor do que PIB.
Caso um país possua empresas atuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais no seu território, terá uma renda líquida enviada ao exterior negativa. Pela fórmula: PNB = PIB – RLEE.
Exemplo de Remessas enviadas para o exterior: juros da dívida, amortização do principal dos empréstimos, royalties, direitos de patente, pagamentos de importação a vista (as financiadas entram no item juros e amortização do principal)etc.
2. Qual é o maior: o PIB ou o PNB do Japão? E da Holanda? E dos EUA?
R: No caso do Japão o PNB é maior que o PIB, pois são muitas multinacionais japonesas operando no país dos outros e mandando os lucros para o Japão.
A Holanda possui o valor do PIB moderado, mas o suficiente para manter a boa qualidade de vida dos seus poucos milhões de habitantes. Com o Produto Nacional Bruto reduzido, suportam encargos de financiamento significativamente superiores à quota-parte que recebem do orçamento comum.
Nos Estados Unidos, o PNB é maior do que PIB porque as rendas obtidas pelas empresas americanas no exterior e enviadas aos Estados Unidos na forma de remessa de lucros e dividendos são consideradas parte do PNB americano. Nos Estados