Dependente Químico
SERVIÇO SOCIAL E CAPS AD: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Nelma Natividade de Oliveira
Licenciada em Letras pela UEMA, bacharelada em Serviço Social pela UNISULA e Especialista em Saúde Pública pela UEMANET.
RESUMO
Consciente de que as drogas constituem um dos maiores problemas que atinge a sociedade em escala cada vez mais crescente, faz-se necessário um conhecimento mais amplo a respeito desta problemática. Partindo dessa premissa, o presente estudo visa caracterizar o atendimento no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas ( CAPS AD) em Imperatriz- MA e a contribuição do assistente social junto à equipe interdisciplinar. Trata-se de um estudo qualitativo baseados em pesquisas bibliográficas, dados documentais, visitas “in loco” e entrevista com a assistente social do órgão. Com base teórica nos trabalhos de Ronaldo Laranjeira, os quais correlacionaram o conhecimento científico com a realidade dos usuários da instituição.
Palavras-chaves: Drogas; Família; CAPS AD; Serviço Social.
ABSTRAT
1-INTRODUÇÃO
O uso de drogas e os problemas dele decorrentes se agravam na humanidade do século XXI e para serem tratados de forma adequada é necessário o envolvimento direto de muitas áreas do conhecimento, como a medicina, a psicologia, as ciências sociais, as ciências políticas, a jurídica entre outras. Por se tratar de algo que afeta toda a sociedade, o Ministério da Saúde, através da criação do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), busca minimizar tais danos ao indivíduo e à sociedade na perspectiva de ressocializar e promover a cidadania.
Diante da realidade do município de Imperatriz, surge a necessidade de implantação do CAPS AD advindo de diversos fatores como: o número de habitantes; a sídrome do beribéri e o desencadeamento da violência relacionada ao uso abusivo das drogas.
O presente estudo tem por objetivo caracterizar a implantação e o atendimento no CAPS AD em Imperatriz, a contribuição do assistente