conceito macro economico
Introdução à Economia
Conceitos Macroeconômicos Básicos
Definição de Produto
O termo “Produto” enseja múltiplas definições. Na Economia, um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade.
Medidas de Produto
Produto Interno Bruto (PIB) é o valor de mercado da produção de bens e serviços finais produzidos no território nacional durante certo período de tempo, geralmente um ano.
O PIB corresponde ao valor bruto (preço de mercado multiplicado pela quantidade) de todos os bens e serviços produzidos na economia doméstica, depurado das transações intermediárias. Estas últimas transações são subtraídas do cálculo do PIB para se evitar dupla contagem dos valores agregados.
Produto Interno Líquido (PIL) é o valor do PIB, descontada a depreciação - PIL = PIB-DP.
Depreciação - A Depreciação representa o desgaste físico das máquinas equipamentos durante o período de apuração do PIB. Portanto, a depreciação é a medida do “decréscimo do estoque de capital da economia” de um ano para o outro.
Produto Nacional Bruto (PNB) ou Renda Nacional é o valor total da renda que os residentes domésticos recebem em um determinado período de tempo. Ou seja, é a renda que pertence aos brasileiros, de forma independente do país em que a renda é gerada.
Onde:
Residentes domésticos: são os brasileiros que moram no Brasil.
Renda: somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção (salários, juros, lucros e aluguéis).
Países em Desenvolvimento = PNB menor que o PIB: A comparação entre o PIB e o PNB revela que, em geral, nos países em desenvolvimento a RLEE é positiva, pois indica a ocorrência de um fluxo de saída líquida de recursos do país como pagamentos de juros ao exterior, remessa de lucros, importações maiores do que exportações etc. Nesse caso, o PNB é menor do que o PIB, nesses países. PNB=PIB+RLFE
RLFE – Rendas Líquidas de Fatores