humanidades
a) O texto nega o homem como ser social? Justifique sua resposta.
Texto para atividade
Vivemos em duas categorias sociais – a casa e a rua. Estas se tornam muito mais do que espaços geográficos, apresentando-se carregadas de sentidos que revelam como nossa sociedade pensa e vive. O mundo da casa (espaço privado) e o mundo da rua (espaço público) são marcados na nossa sociedade por uma relação de oposição e de tensão, ao mesmo tempo em que interagem e se completam. O mundo da casa enquanto local de moradia de calma e tranquilidade é o refúgio em que o participante do grupo é membro perpétuo de uma corporação onde se sente, mesmo que fantasiosamente, único e insubstituível: tudo em casa é bom e belo!
Em contrapartida, o mundo da rua é o espaço reservado ao movimento, ao perigo, à tentação, ao logro. Na rua, as pessoas são indiferenciadas e desconhecidas, podemos dizer que os indivíduos não têm nome nem face. Nós nos referimos a eles em termos genéricos como povo e massa. É o lugar da luta, da batalha, onde a "dureza da vida" pode ser melhor percebida. É o mundo tenebroso da selva de pedra.
Também vivemos em uma sociedade em que existe uma espécie de combate entre o mundo público da rua, das leis universais e do mercado; e o mundo privado da casa, da família, dos compadres, parentes e amigos. O que é público, portanto de todos, parece ser de ninguém. O mundo público não é visto como meu, é como uma "terra de ninguém", na qual as leis ou regras são percebidas como flexíveis demais para serem cumpridas; no espaço público tudo pode, tudo é permitido – daí o vandalismo com os telefones públicos, placas de trânsito ou demarcações da via.
(http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,53562).
a) R: Não o nega, e sim mostra um pouco da diferença de comportamento