1 lei de kirchhoff
Gustav Robert Kirchhoff (Königsberg, 12 de março de 1824 — Berlim, 17 de outubro de 1887) foi um físico alemão.
Suas contribuições científicas foram principalmente no campo dos circuitos elétricos, na espectroscopia, na emissão de radiação dos corpos negros e na teoria da elasticidade (modelo de placas de Kirchhoff–Love). Kirchhoff propôs o nome de "radiação do corpo negro" em 1862. É autor de duas leis fundamentais da teoria clássica dos circuitos elétricos e da emissão térmica.
Kirchhoff e Bunsen encontraram um meio de determinar a composição das estrelas, analisando seus espectros, e com isto mostraram que o Sol continha os mesmos elementos que a Terra, embora é claro em diferentes proporções e em outras condições (devido a pressão, temperatura, etc), com isto também descobriram elementos até então desconhecidos.
1ª Lei de Kirchhoff (Lei das Correntes ou Leis dos Nós)
Em um nó, a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula carga. , sendo a corrente elétrica .
Isto é devido ao Princípio da Conservação da Carga Elétrica, o qual estabelece que num ponto qualquer a quantidade de carga elétrica que chega (δ) deve ser exatamente igual à quantidade que sai (δ + δ), δ = δ + δ Dividindo por δt:
Circuito de Malhas Múltiplas
A FIG. Abaixo mostra um circuito contendo duas malhas. Para simplificar, desprezamos as resistências internas das baterias. Isto é, vamos supô-las ideais. Neste circuito existem dois nós. b e d e três ramos que os ligam – o da esquerda (bad).o da direita (bcd) e o central (bd). Quais são as correntes nos três ramos? Denotemos essas correntes i1, i2,i3, tem o mesmo valor em todos os pontos do ramo bad. Analogamente, i2 tem o mesmo valor em todos os pontos do ramo da direita e i3 é a corrente através do ramo central. Os sentidos das correntes foram escolhidos arbitrariamente. Estudando os sinais das fems na FIG. Abaixo. Concluiremos que a corrente no ramo