1 Introducao A Gestao De Custos 1
A contabilidade de custos propicia alocar de maneira mais adequada os recursos consumidos no processo de industrialização, gerados pelas entidades e dessa maneira, atribuir corretamente o valor de cada produto. A contabilidade de custos é o segmento da ciência contábil especializada na gestão econômica do custo e dos preços de venda dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Para Leone (2000), a contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação, de desempenho, de planejamento e controle das operações e da tomada de decisões.
Após a revolução industrial, no século XVIII, o setor econômico de comercialização dos produtos passou a conviver com o setor econômico de produção industrial. Segundo Ribeiro, “a contabilidade de custos, ou contabilidade industrial é um ramo da contabilidade aplicado às empresas industriais”. (RIBEIRO, 1999, p.17)
Para Santos,
A necessidade do controle fez que a apuração de custos ganhasse importância desde o inicio do capitalismo. Era valorizado por meio da Contabilidade de Custos onde o comerciante tinha a resposta se estava ganhando ou perdendo dinheiro, pois bastava confrontar as receitas e com as despesas correspondentes no período. (SANTOS, 2000, p.19).
A contabilidade, que havia desenvolvido excelentes metodologias e sistemas de informação para o ramo comercial, teve de desenvolver metodologias complementares para a gestão do setor industrial.
Conforme Padoveze:
A diferença fundamental entre o custo dos produtos das empresas comerciais e o custo dos produtos nas empresas industriais é que a empresa comercial tem só um insumo para o custo das mercadorias adquiridas para a revenda, enquanto as empresas industriais têm de utilizar vários insumos para o processo de obtenção (produção) dos produtos. (PADOVEZE, 2006, p.6)
O principal campo de aplicação da contabilidade