ATPS ETAPA 1 MONICA
HABILITAÇÃO: BACHAREL EM PSICOLOGIA
Etapa 1: A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta e a construção do conceito de inconsciente.
Professora: Mônica
Jundiaí
2014
Introdução
A Psicanálise, disciplina estabelecida por Sigmund Freud, traz a mais completa e sofisticada formulação para a compreensão dos fenômenos psíquicos. Desde 1895, quando escreveu o trabalho intitulado “Projeto para uma psicologia científica”, esse autor trouxe inúmeros conceitos fundamentais para o entendimento e a apreensão do psiquismo humano. A construção da teoria sobre o funcionamento do aparelho mental, em especial a formulação sobre a existência do Inconsciente, bem como da metapsicologia, e a identificação da transferêa formam os pilares da Psicanálise.
Os Artigos mostram as Teorias da Psicanálise e o Conceito sobre o Inconsciente.
Sigmund Freud criou a Psicanálise investigando os processos da mente, psiquismo.Um método que se baseia na associação livre, interpretando sonhos, delírios, que busca o autoconhecimento.
Freud trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava de histerias com a hipnose.Instrumento esse que Freud em 1886 começou a usar em sintomas como distúrbio nervoso. Josef Breur ajudou também Freud em seu percurso investigativo, com um caso que havia sobre histeria, que estava tratando com a hipnose.
Mas a frente, abandona esse instrumento pois, nem todos os pacientes prestavam a ser hipnotizados.No entanto descobre que as cenas ali descritas pelos pacientes poderiam ter sido imaginadas, assumindo um valor de realidade para a pessoa, que seria a realidade psíquica.
Nos artigos, percebemos a completa ligação entre a Psicanálise e o Inconsciente.Sendo que o método é a fala, a comunicação, expondo o inconsciente para o analista e tendo no caso a resistência que é quando o paciente se cala e ter entendimento quanto a isso mas expondo-o a falar.
Para a comunicação do analista e o