1 Introducao A Filosofia Nova Vers O
Prof. Adaltro Prochnov Nunes1
1.1- O que é filosofia?
É preciso vencer as resistências, é preciso estar aberto, predisposto para a filosofia, pois sem predisposição ninguém aprende. Os três tipos de resistência à filosofia que devemos enfrentar são: a resistência do senso comum, a resistência própria da filosofia e a resistência dos alunos. O primeiro tipo de resistência é mais forte e se manifesta de diferentes formas na opinião do senso comum. Essa resistência está presente principalmente na alegação de inutilidade da filosofia, e pode ser percebida em afirmações como as seguintes: filosofia é para louco, filosofia não dá dinheiro ou filosofia não tem retorno. Há um conhecido refrão: “a filosofia é uma coisa com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual.”
O segundo tipo de resistência é da própria filosofia, que não aparece como imediatamente aplicada ou aplicável, mas como disciplina aberta que relaciona os mais diversos conhecimentos das diferentes áreas. A filosofia exige esforço, persistência, dedicação e leitura, nos solicita uma nova atitude diante conhecimento na qual este não é um meio, mas é um fim, é algo que tem valor em si mesmo. Atitude bastante difícil numa sociedade que proclama que só tem valor aquilo que puder trazer alguma vantagem econômica imediata.
O terceiro tipo de resistência está no aluno que ao se deparar com as primeiras dificuldades no início do estudo da filosofia desanima e desiste acreditando que não irá aprender mesmo. A dificuldade inicial é normal, mas resistência excessiva aponta para passividade intelectual, o medo do novo, o receio de abandonar as antigas crenças. A atividade intelectual nos coloca para fora da zona de conforto, da espera passiva por verdades prontas, acabadas e fáceis. Conhecer é difícil e exige tempo, a excelência é resultado de muito trabalho e exercício. Talvez a passividade intelectual seja também responsável pelo baixo desempenho em outras áreas também, como é o caso da