O que é filosofia
1) “Segundo Gramsci, “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal”. Isso quer dizer que as questões filosóficas fazem parte do cotidiano de todos nós” (Maria Lúcia de Arruda Aranha).
2) “A Filosofia surge, portanto, quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas, podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma” (Marilena Chaui).
3) Filosofia: Philo (amigo, amante); Sophia (saber, sabedoria). (Etimologia, Pitágoras).
4) “Para Platão, a primeira virtude do filósofo é admirar-se. Isso significa que a filosofia é sobretudo uma atitude, um pensar permanente” (Maria Lúcia de Arruda Aranha).
5) “Filosofia é um ato de reflexão, pois refletir significa pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece” (Maria Lúcia de Arruda Aranha).
6) “Aristóteles diz (...) “Pelo espanto os homens chegam agora e chegaram antigamente à origem imperante do Filosofar” (àquilo de onde nasce o filosofar e que constantemente determina sua marcha)” (Martin Heidegger).
7) “O phátos do espanto não está simplesmente no começo da filosofia, como, por exemplo, o lavar das mãos precede a operação do cirurgião. O espanto carrega a filosofia e impera em seu interior” (Martin Heidegger).
8) “O que é o real? Dá-se faz filosofia quando esta pergunta se instaura, quando este valor mais alto se alevanta...! Ela é, pois, a hora da filosofia”. (Gilvan Fogel).
10) “Paremos e reconsideremos. Começamos perguntando: o que é filosofia? E dissemos que, antes de ser um “algo”, uma “coisa”, trata-se de uma atitude, melhor, de um