1 Instru O
1º instrução de A.’. M.’.
Após receber minha primeira instrução junto a meus Iir.’., fui instruído a elaborar um trabalho sobre o painel de A.’.M.’.. Desde então passei a estuda-lo mais e quanto mais estudava mais questionamentos e informações eu buscava. Reuni neste documento um apanhado de toda informação que obtive estudando livros e artigos além do nosso rito e vou apresenta-lo aos senhores neste momento.
O painel da loja é uma das joias fixas e varia conforme os ritos e graus, nele se condensam todos os símbolos que o maçom de seu respectivo grau deve conhecer.
Ao abrir nosso Ritual de nosso grau de Ap.’. M.’., podemos encontrar dois Painéis, o original do REAA, onde provavelmente vem acompanhado do título “Loja de Aprendiz”, nele pode ser visto a Corda com nós, a tábua de delinear com uma cerquilha e um “X”, e as três janelas. Esses são claramente símbolos relacionados ao REAA.
No segundo Painel, encontramos as três colunas e a Escada de Jacó, é original da Grande Loja Unida da Inglaterra. Trata-se do Painel de Aprendiz pintado por John Harris em 1845 para a Loja Emulação de Aperfeiçoamento, uma loja do Ritual de Emulação, que realizou uma um concurso entre artistas maçons para a escolha do seu Jogo de Painéis para os Graus Simbólicos.
Este Painel veio parar no REAA após a fundação das Grandes Lojas brasileiras, quando Mário Behring, à frente do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA, viu a necessidade de fornecer os Rituais dos Graus Simbólicos para que as Grandes Lojas recém-criadas pudessem trabalhar. Os conhecimentos do Ir.’. Mário Behring não se restringia ao REAA, tendo sido também um grande conhecedor De outros Rituais incluindo o de Emulação. Mário Behring incluiu características do Ritual de Emulação e do Rito de York aos seus rituais do REAA, aproximando as Grandes Lojas brasileiras da Grande Loja Unida da Inglaterra e das Grandes Lojas Americanas. Uma das heranças do Ritual de Emulação foi o Jogo de