pim12
1303 palavras
6 páginas
A fusão anunciada pela Itália Telecom e a Telefonica pode trazer danos à concorrência e qualidade dos serviços prestados ao consumidorA Anatel foi criada em 1997 com a missão de promover a universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil.
Na época havia falta de linhas tanto na telefonia fixa como na móvel, que começou a operar no Brasil em 1990. Aliás, ter um aparelho celular naquela época era um privilégio para poucos, em razão do alto custo da linha e também do aparelho.
Naquela época haviam prós e contras também. A qualidade era impecável, a linha não caia tantas vezes e as tarifas eram caras, até porque havia muito poucos assinantes comparados a realidade de hoje.
Para se ter uma ideia em 1997 era 4,5 milhões de linhas, contra os atuais mais de 268 milhões de linhas, segundo dados da Teleco.
O Serviço tanto de telefonia móvel como de telefonia fixa era operado por estatais, (Telesp, Telerj, Telemig, entre outras) que possuíam quadros técnicos de altíssimo nível, mas por falta de investimentos não conseguiam ampliar a quantidade de linhas e o acesso ao serviço ficava limitado a uma determinada porção da população com poder aquisitivo maior.
A universalização dos serviços de telecomunicações mudou essa realidade. Com o advento da privatização novos players vieram para o mercado, houveram investimentos em infraestrutura, a implantação de redes 2G introduziu o serviço de dados na rede móvel, que depois foi aperfeiçoado pelas redes 3G e atualmente 4G.
Com a privatização, novas empresas entraram no Brasil, com novas ofertas e tecnologias.
Todas essas melhorias somente foram possíveis graças ao ambiente de concorrência que até então a Anatel soube criar e manter entre as operadoras.
A notícia da aquisição de ações da Itália Telecom pela Espanhola Telefonica, respectivamente controladoras no Brasil de Tim e Vivo, pode comprometer seriamente o ambiente de concorrência entre as operadoras de telefonia móvel no Brasil, e, consequentemente o bolso do