1 Instru O Revisada
AUG.´. E.´. RESP.´. LOJ.´. SIMB.´. FRATERNIDADE COMOSPOLITA Nº 708
FILIADA GRANDE LOJA MAÇONICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Trabalho Modulo 1 de Apr.´. Maç.´.
Ir.´. CRISTIANO MOREIRA
Apr.´. Maç.´.
P.´. B.´. e seu Desbaste: A P.`.B.`. Possue suas formas imperfeitas tendo o aprendiz como objetivo o seu desbaste para contribuir com a construção Moral da Humanidade e a transformação do Mundo para melhor, compete ao Apr.´. a desvencilhar dos defeitos, da paixão, vícios e imperfeições. Portanto, nós como aprendizes, temos uma enorme pedra bruta a ser desbastada dentro de nós, pois devido a uma vida inteira de apego às coisas materiais e também da necessidade de termos resultados imediatos em nossa vida profana.
S.`. T.´. P.´.: O S.´. Significa a saudação e o reconhecimento entre os maçons e a promessa formal do juramento, não podendo ser revelados os Segredos, ali confiados na maçonaria. O braço direito que é feito o sinal significa também símbolo da força. O T.´. Significa o pedido da palavra de saudação que deve ser dita em letras e sílabas e não escrita, assim o maçom pode ser identificado como tal. A P.´. é dada da seguinte forma, os IIr.´. frente a frente, trocam a palavra, letra por letra intercaladas e depois sílaba por sílaba intercaladas, começando sempre pelo ouvido esquerdo, pelo interlocutor ao Apr.´., esta palavra vem da Col.´. que, colocada ao N.´. da porta do Templo de Salomão, (BOOZ) Significa FORÇA, MORAL E APOIO. Temos também a P.´. SEM.´. que a cada seis meses e renovada pelo GRÃO- MESTRE, ela deve ser usada para comprovação de regularidade dos OObr.´.. A P.´. SEM.´. deve ser trocada com o Ir.´.Cobr.´. da loja que se visita, como prova de regularidade. e pode ser usada e acrescentada em uma frase.
Entrada Ritualística e Saudação de Apr.´. A entrada ritualística é feita formando uma fila dupla e na seguinte ordem: dois a dois, AApr.´. e CComp.´. indo à frente os mais recentes, depois os MM.´. e