026
ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES
INTRODUÇÃO
Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam pelos músculos e tendões, com ramificações no tórax, nos membros, no dorso e na cabeça; penetram o tórax e o abdome, não se interiorizando profundamente, por isso , não apresentam ligações energéticas diretas com os
Órgãos ou com as Vísceras.
Os percursos dos
Canais
de
Energia
Tendino-Musculares são mais superficiais que profundos , passando por locais onde são supridos energeticamente pelos Canais de Energia Principais, Distintos, Curiosos e Luo. Eles têm a função energética de mover os músculos e as articulações, possibilitando-lhes a extensão e a flexão. A patologia energética destes Canais de Energia reflete-se nas atividades dos tendões, dos músculos e das articulações, além das manifestações álgicas.
Os Canais de Energia Secundários Tendino-Musculares originam-se dos pontos Ting dos 12 Canais de Energia Principais, e estes lhes dão a Energia para a sua formação e atividade energética, de modo que a fisiologia e a fisiopatologia energética dos
Canais de Energia Tendino-Musculares estão intimamente relacionadas com o Qi dos Canais de Energia Principais que lhes dão origem.
Os
Canais de Energia Tendino-Musculares, após percorrerem tendões, músculos e articulações, tornam-se cada vez mais superficiais, ramificando-se em pequenos Canais de Energia nos quais situam-se os pontos relacionadas com as manifestações pontuais da dor e são chamadas de pontos Ashi.
Eles constituem a primeira barreira do organismo contra a penetração de
Energia
Perversa. Se os Canais de Energia Principais estiverem plenos de Energia e Sangue, os Canais de
Energia Secundários Tendino-Musculares também estarão, evitando e combatendo a penetração das Energias Perversas pela presença da Energia de Defesa e do Qi correto.
Os Canais de Energia Principais estando em Vazio, levam os Canais de