01
Fisiologia é a ciência que estuda os mecanismos que ocorrem nos seres vivos e que lhes permitem a manutenção da vida.
O título de pai da fisiologia foi dado ao médico francês Claude Bernard – o primeiro a criar o conceito de homeostasia: estado de equilíbrio dinâmico do meio interno dos seres vivos.
A fisiologia pode ser aplicada em vários níveis de organização – desde uma organela ao organismo como um todo.
Sistemas do Corpo Humano:
O controle das variáveis que – quando em equilíbrio – permitem a homeostasia é feito pelos sistemas do corpo humano. São eles: sistema músculo-esquelético, respiratório, circulatório, nervoso, endócrino, urinário, genital, imune, tegumentar e digestório.
Dentre os sistemas citados dois são de extrema importância, por serem considerados sistemas controladores – os sistemas endócrino e nervoso. Eles controlam o funcionamento dos demais sistemas.
Variáveis:
A homeostasia é resultado do controle e manutenção de algumas variáveis. Dentre elas estão a temperatura corporal (37º), a pressão arterial de oxigênio (100mmHg) e gás carbônico (40mmHg), a concentração de potássio (4mM), sódio (140mM) e cálcio (2,5mM), a filtração glomerular (120mL/min), a glicemia (90mg), a pressão arterial média (90mmHg) e o pH do sangue (7,4).
Para o melhor controle de cada uma dessas variáveis o nosso organismo tem “estipulado” um ponto de referência.
Estímulos externos ou internos causam a perda da homeostasia, ou seja, tornam o valor das variáveis citadas diferentes do ponto de referência. Essa perda é compensada pelo organismo através de determinados mecanismos. Quando esses mecanismos são bem sucedidos, reestabelece-se a homeostasia; quando isso não ocorre, tem-se uma doença ou disfunção.
Sistema de Controle Simples das Variáveis:
O controle das variáveis é feito por mecanismos de retroalimentação.
Um mecanismo de retroalimentação consiste num sistema que apresenta uma porta de entrada, um controlador e uma porta de saída. Parte do