ATPS PESQUISA OPERACIONAL
Disciplina: PESQUISA OPERACIONAL
Nome: Eliana Cristina dos Santos Constâncio RA 5628106838
Nome: Heidi Ribeiro de Almeida RA 7665741979
Nome: Jéssica Santiago Montemor RA 5264972350
Nome: Lunara Paula de Assis RA5644121011
PROFESSOR: Everaldo de Barros
TAUBATÉ 09 DE SETEMBRO DE 2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata sobre o Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, que ao longo dos últimos 10 anos tem logrado êxito em discussões relevantes sobre a Gestão da educação superior no contexto latino americano. Em sua 11º edição que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2011 em Florianópolis, promoveu reflexões sobre o processo de internacionalização da educação superior como mecanismo de construção social.
O evento que é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), contou com o apoio do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - IGLU, da Organização Universitária Interamericana - OUI, que realizou, conjuntamente, o II Congresso Internacional IGLU.
O ambiente onde as empresas encontram-se inseridas está continuamente sofrendo mudanças. Segundo Brunstein (1995, p.21), “nos últimos 40 anos, foram observadas grandes modificações nas tecnologias empregadas dos sistemas de produção, gerando substanciais alterações no ambiente interno; ao mesmo tempo, o ambiente externo, representado pelas exigências do mercado consumidor e pelas ações de concorrência, transformou-se, impondo novas necessidades, crescentes e complexas, para as empresas”.
Dentre as possibilidades utilizadas pela administração da produção na otimização dos resultados está a pesquisa operacional. Para Ehrlich (1991, p.13), a “Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção