01 Trabalho Sobre A Educa O E Forma O Humana
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: DIANTE DE UMA PERSPECTIVA
O tema da formação humana está no centro da filosofia da educação, cujo objeto é precisamente o processo de promoção humana levado a efeito pela educação. Não é de hoje que se busca uma formação integralmente, do ser humano, há relatos constantes desse ideal desde a Cultura Grega. Para expressar essa aspiração, nada melhor do que o vocábulo Paídea, que em sua totalidade exprimia o ideal de formação social e tinha como tarefa construir o homem como homem e cidadão, essa busca seguiu adiante, passando ao longo do humanismo renascentista até chegar a nossa atualidade. E, durante muito tempo a formação foi privilégio de poucos, pois era direcionada somente para aquele que já demonstrava as habilidades ou que nascia em família nobre.
Nessa perspectiva, Marx e outros pensadores da mesma vertente, elaboraram uma nova concepção de formação humana. A chave dessa nova concepção foi a articulação entre espírito e matéria, objetividade e subjetividade, interioridade e exterioridade. Partindo do ponto de partida que o trabalho não se define pela espiritualidade e sim pela práxis, o pensador enfatiza que não há exclusão entre estas categorias, mas sim, uma relação de determinação recíproca.
A questão, portanto, que necessita ser examinada é: Estando o homem há tempos, em busca desse ideal a ser alcançado, com o intuito de contemplar uma sociedade “justa” em que todos tenham igualdade de acesso ao conhecimento, o que então seria a chave primordial para a formação humana integral? Admitindo que o ser humano está em constante desenvolvimento, pode-se, sugerir que há uma definição restrita que contemple a todos? Estamos aí diante de uma questão filosófica por excelência, ligada ao problema da possibilidade, da legitimidade, dos valores e dos limites das ações humanas.
Mediante a isso, podemos ressaltar que essa questão educacional envolvendo a formação do homem integralmente, isto é, que tem