001 BULLYING NO TRABALHO ATITUDES HUMILHANTES
Maria das Graças Teles Martins*
RESUMO
O bullying no trabalho é uma ação agressiva permeada por uma relação de poder injusta e egoísta, como gestos, palavras, comportamentos e atitudes que atente por sua repetição, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Pode acontecer em qualquer empresa ou ambiente de trabalho, da maior corporação ao menor negócio.
PALAVRAS CHAVE: Bullying, Trabalho, Stress, Psicologia.
INTRODUÇÃO
A prática do Bullying, esse comportamento tão eficaz e destrutivo da nossa autoestima, está presente também entre adultos em seus locais de trabalho provocando alto índice de stress. Existem pouquíssimas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas consequências, o Bullying no local de trabalho pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas.
O Bullying no trabalho representa cenas do nebuloso terreno do assédio moral no trabalho, chamado também de Mobbing e se relacionam com situações consideradas em muitas empresas e atribuídas à competitividade, ao stress no cotidiano, questões de personalidade ou problemas psicológicos. O tema Assédio Moral no trabalho começou a ganhar mais espaços com os estudos da psiquiatra francesa Marie-France Hirigoyen.
O Bullying pode assumir muitas formas tais como atitudes humilhantes que vão desde o isolamento, passa pela desqualificação profissional e acaba no terrorismo visando à destruição psicológica da vítima; ignorar as contribuições ou as comunicações de um trabalhador; excluir funcionários do circuito de informações ou reuniões importantes; dar inícios a boatos destrutivos; constranger em público; assédio sexual; gritar com o funcionário ou ainda dar as piores tarefas ou áreas de trabalho.
Margarida Barreto esclarece que:
"A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e