01 A AUTOESTIMA E SEU SIGNIFICADO EM NOSSA VIDA
Maria das Graças Teles Martins
Introdução
A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa experiência, desde a maneira como agimos no trabalho, no amor e no sexo, até o modo como atuamos como pais, e até aonde provavelmente subiremos na vida. Nossas reações aos acontecimentos do cotidiano são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. Os dramas da nossa vida são reflexos das visões mais íntimas que temos de nós mesmos.
A auto-estima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu autorespeito. Através dela podemos enfrentar desafios e defender nossos intertesses. Assim, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros.
O que está relacionado à auto-estima?
A auto-estima é formada na infância, utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja, se a criança for sempre oprimida em relação às suas atitudes terá baixa autoestima. Por outro lado se for sempre entendida, apoiada, orientada positivamente naquilo que é certo ou errado, terá autoestima elevada.
Acredito que tudo que permeia nossa existencia está intimamente relacionado à nossa auto-estima. Digo isso porque, além de problemas biológicos, não consigo pensar em uma única dificuldade psicológica entre elas, por exemplo, presença da ansiedade e depressão, medo da intimidade ou do sucesso, ao abuso de álcool ou drogas, às deficiências na escola ou no trabalho. Outras questões muito presentes na atualidade, tais como: espancamento de companheiras (os) e filhos, imaturidade emocional, suicídio ou aos crimes violentos que não estejam, de alguma forma, relacionados com uma auto-estima negativa. Percebe-se, assim, que nossa auto estima é um fator importante no direcionamento de nossos ideais existenciais e, quando positiva nos sentimos motivados, com disposição para busca de