00000
Novos materiais, denominados materiais de construção avançados, além de contribuir para a redução de custos iniciais e de manutenção de obras, aumentam a durabilidade, resistência e capacidade de resposta de estruturas ao fogo e a desastres naturais. Ao mesmo tempo, podem conformar estruturas com propriedades de auto monitoramento e aprimorar a integração entre estruturas e meio ambiente.
Novos materiais utilizados na construção civil
As imitações populares de plástico já chegaram ao mercado da construção civil.
A Affresol, construtora do País de Gales, desenvolveu uma tecnologia que transformam plásticos e minerais em um material batizado de ThermoPoly Rock. A intenção é reaproveitar o lixo para moradia barata. Como protótipo, a empresa construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclado.
Até chegar ao ThermoPoly Rock, o plástico passa por um processo que o transforma em material durável, leve e mais resistente que concreto. As placas desse material formam as paredes de sustentação das casas, que podem ser cobertas externamente com tijolos ou pedra, enquanto o interior pode ganhar uma camada de isolamento térmico e ficar com a mesma aparência de uma casa tradicional. As telhas também são feitas de material reciclado.
O projeto já tem o apoio do governo galês e de algumas organizações não governamentais. E, em breve, será lançado o primeiro condomínio ambiental de plástico na Inglaterra.
O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP de São Carlos criou uma forma de reaproveitar materiais para a fabricação de concreto, que é formado por cimento, areia, pedra e água.
No novo material, 70% da areia utilizada pode ser substituída por areia de fundição, utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas. Já a pedra é 100% substituída por escória de aciaria, resíduo que sobra da produção do aço.
Uma das principais vantagens do produto é que ele demanda uma quantidade menor de recursos