Resenha o caso dos exploradores de caverna
- O Caso
Cinco exploradores de caverna foram designados para explorar uma rocha onde ocorre um desmoronamento impedindo a entrada e saída de qualquer um deles, inclusive de possíveis indivíduos externos. Quando se deram conta da demora do retorno dos explorados, uma equipe de socorro foi enviada ate o local. A partir dai e movido um montante de dinheiro e trabalhadores especializados na esperança de salvarem os quatro ali presos. Durante a tentativa de resgate, novos desmoronamentos ocorrem, ocasionando 10 mortes de operários.
Os exploradores portavam um rádio transmissor, desconhecido ate então, e através deste equipamento conseguiram contato com os enviados de socorro que estavam do lado de fora da caverna. Os exploradores questionaram então os responsáveis pela operação sobre o tempo que levariam para que pudessem ser resgatados e tiveram como resposta: ´´dez dias´´.
Os exploradores disseram ao medico responsável o quanto de alimento ainda tinham, e se conseguiriam sobreviver com aquela quantidade ate o dia em que sairiam de lá, mas a resposta do médico foi negativa. Um dos exploradores então, Wheltmore, perguntou se eles sobreviveriam se, por um acaso, se alimentassem de carne humana, e então o médico por sua vez respondeu positivamente. O mesmo homem pergunta se, tirando na sorte, haveriam problemas morais. Nem o médico, nem o juiz nem o sacerdote da equipe de resgate quiseram se posicionar ante a questão, e então o radio foi desligado.
No trigésimo segundo dia a equipe de resgate conseguiu libertar os exploradores, porém Wheltmore já estava morto, pois fora ele quem serviu de comida para os demais. O episodio ocorreu no vigésimo terceiro dia, três dias após perderem o contato com a equipe de resgate pelo radio.
Segundo os companheiros de Wheltmore, fora ele quem sugeriu um sorteio e todos os demais haviam concordado com tal método. Assim que retirados da caverna, foram os quatro exploradores encaminhado a