00000
Patrícia C. Pereira
Aluna do 3ª A do Curso de Pedagogia da FALS.
Orientação: Profª Ms. Eliane A. Bacocina
Paulo Freire deixa claro no texto A importância do ato de ler que devemos, mais decodificar as palavras de um texto, analisar as “entrelinhas”.
E para fazer essa leitura é importante trazê-la para o nosso mundo, entender o sentido utilizado no texto para compreender a ideia do autor.
Na maioria das vezes não conseguimos interpretar um texto devido à deficiência do nosso vocabulário e da nossa vida escolar em escolas públicas, onde, muitas vezes, o ensino é decadente. A maneira como fomos ensinados talvez não seja suficiente para chegarmos a esse entendimento e só nos damos conta quando precisamos colocar em prática o nosso “aprendizado”. A escuridão em que vivemos com a falta de conhecimento traz consigo muitas barreiras. Com isso, nos desanimamos e permitimos que elas nos deixem inertes.
Devemos aprender que as barreiras vêm, mas temos que enfrentá-las com coragem e ultrapassá-las, após esse gesto perceberemos o quanto somos capazes de atingir um conhecimento jamais imaginado por nós mesmos.
O autor também cita a importância da quebra desse sistema de decorar, é fundamental o aluno saber o significado profundo das palavras. Ler vários livros, ou melhor, “devorá-los”, não adiantará se apenas decodificarmos as palavras sem compreensão de seu real significado. Por isso, os professores devem trabalhar com os alunos vários tipos de textos e indicar leitura de livros, fazer debates em sala de aula, para que no futuro eles saibam interpretar com facilidade um texto e expor suas