“A MODERNA ESTRATÉGIA NAS EMPRESAS E O VELHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.”
Identificar as diferenças do “velho” planejamento estratégico com as idéias da moderna estratégia.
O choque das idéias do “velho” planejamento estratégico com a moderna estratégia diz que não devemos criticar conceitos do “velho” planejamento estratégico, pois foram úteis por muitos anos, mas devemos nos atentar nos novos conceitos da moderna estratégia.
No texto o autor coloca a mesma situação para os dois conceitos mostrando as atitudes tomadas por cada um deles e dividiu em nove etapas, como por exemplo, nas etapas cinco e seis mostra que o planejamento estratégico tinha o foco de ter um “plano” e a moderna estratégia não ter planos e sim melhorar continuamente a estratégia de hoje.
O planejamento estratégico ou se tinha boa estratégia e um mau planejamento ou vice e versa já a moderna estratégia se dá mais atenção aos problemas de estratégia na gestão, pois se tem maior chance de ter vantagens com seus concorrentes, portanto ele conclui que “a prática da estratégia nas empresas certamente não será uniforme. Cada um terá suas peculiaridades. Entretanto, em todas elas, a ênfase central será a administração das vantagens competitivas e da arquitetura estratégica.”
O assunto desenvolvido pelo autor passou por transformações desde que o mesmo elaborou, pois as empresas estão mais competitivas e procurando um diferencial. A evolução dos conceitos passa a avançar com a mesma potencia, pois se percebe na prática as falhas de uma teoria. “A estratégia não é algo rígido, é preciso agregar os insights que surgem no dia a dia. É preciso pensar no gerenciamento através de melhorias contínuas”, diz o professor de administração da Harvard Business School e autor de 18 best-sellers Michael Porter