“Virtude” para Aristóteles e “Virtú” para Maquiavel
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
POLO DE SANTOS ANTONIO DOS LOPES - MA
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA
FILOSOFIA POLÍTICA MARCOS SUENDEL DA SILVA FRANÇA
Pesquise em fontes históricas (jornais, revistas, livros, reportagens, sites e outros). Como os regimes ditatoriais se impuseram em sociedades democráticas?
É interessante dois momentos:
1. O regime ditatorial no Brasil, em meio a grande ênfase intelectual vivenciada por muitos da sociedade brasileira bem como o grande momento popular da política brasileira da época e a ascensão de Hitler em meio à Alemanha da Época.
2. Em seguida releia principalmente o livro VIII da República e as ideias de Platão, onde, este último fala da grande tendência acerca da liberdade que pode ser proporcionada pela democracia e sua tendência para eclodir um regime tirânico.
Ao final, faça um paralelo com relação a essa crítica à democracia ateniense feita na República por parte de Platão e discuta se é possível a mesma crítica para os regimes democráticos na atualidade, o foco na verdade é o regime democrático brasileiro. Assim, o objetivo é ser desenvolvido um texto expondo as suas ideias a respeito disso tudo.
Obs: A atividade-pesquisa deverá ser realizada em grupo com no máximo quatro pessoas para favorecer a discussão.
Referências:
A Virtude e as Virtudes. Disponível em: < http://www.ceismael.com.br/filosofia/virtude-e-as-virtudes.htm > Acesso em: 05 de abril de 2012.
Aristóteles, o defensor da instrução para a virtude. Disponível em: Acesso em: 05 de abril de 2012.
Maquiavel e a autonomia da política. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/sociologia/ciencia-politica-maquiavel.htm> Acesso em: 05 de abril de 2012.
Maquiavel e o pensamento político. Disponível em: < http://www.arqnet.pt/portal/teoria/maquiavel.html> Acesso em: 22 de fevereiro de 2012.
Maquiavel: Virtú X Fortuna. A morte em Epicuro. Disponível em: <