interpretação de textos
A principal capacidade, sem a qual é impossível compreender e resolver uma questão interpretativa, é leitura. Tenha em mente que, uma leitura atenta é o ponto chave para o sucesso neste tipo de questão. Ela permite o entendimento do texto, especialmente do enunciado, o qual fornece as informações necessárias para que você encontre a alternativa correta, ou seja, aquela que soluciona o problema proposto na pergunta.
Traduzindo: as respostas das questões meramente interpretativas do Enem encontram-se, na maioria das vezes, no enunciado! Parece óbvio e fácil demais, não é? Porém não se esqueça que, ao longo de 4 ou 5 horas de prova, seu nível de concentração, atenção e disposição caem, tendo reflexos diretos na sua capacidade de leitura. Esse é, sem dúvidas, um dos principais motivos que nos levam a errar questões ¨fáceis¨ ao longo do exame.
As questões de interpretação de texto no Enem são muito recorrentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Vamos observar abaixo um exemplo de questão interpretativa que caiu no Enem do ano passado, que trata também da norma culta e variação linguística (outro tema constantemente cobrado) e cuja resolução e comentários foram feitos pela professora Margarida Moraes.
Questão – Enem 2012
Entrevista com Marcos Bagno
Pode parecer inacreditável, mas muitas das prescrições da pedagogia tradicional da língua até hoje se baseiam nos usos que os escritores portugueses do século XIX faziam da língua. Se tantas pessoas condenam, por exemplo, o uso do verbo “ter” no lugar de “haver”, como em “hoje tem feijoada”, é simplesmente porque os portugueses, em dado