“Trajetórias escolares e relação com a escola em diferentes meios sociais”.
Disciplina: Sociologia da Educação
Seminário: “Trajetórias escolares e relação com a escola em diferentes meios sociais”.
Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidades
Maria Jose Braga Viana
Seu estudo buscou verificar a permanência do aluno no sistema escolar ate o ensino superior em famílias de classe popular onde as possibilidades estatisticamente são reduzidas para alcançar níveis elevados de escolaridade.
Foram analisados sete alunos de graduação e pós-graduação sendo cinco mulheres e dois homens. O critério utilizado na seleção dos candidatos esta baseado no perfil necessário a pesquisa e indicações por colegas de trabalho e outros professores. As famílias dos candidatos apresentavam baixo nível de escolaridade, dificuldades financeiras, e os pais exerciam trabalhos e ou atividades manuais.
A partir da seleção, foram realizadas entrevistas com os sujeitos e suas respectivas famílias de onde os dados colhidos na investigação da historia e trajetória escolar, inseridos indiretamente em seus depoimentos, serviram de base para a pesquisa. A autora optou por trabalhar com um numero pequeno de biografias e estabelecer melhor os princípios que nortearão as analises. A contribuição dos sujeitos, leituras de dados empíricos vindos da investigação, histórico familiar e escolares circunscritos à condição de vida na realidade brasileira foram levados em consideração. Tomaram-se por base alguns aspectos a serem avaliados no histórico de cada sujeito: o significado da escola; a conduta em relação ao tempo de longevidade escolar; processos familiares de mobilização escolar; grupos de referencia para o aluno e o modelo socializador familiar.
O estudo de casos singulares de combinação especifica e traços gerais pertinentes permitiram a aproximação do universo micro social, essa perspectiva segundo Lahire pode ser aplicada tanto em grupos restritos quanto a sociedade geral. O