“Reinvente seu bairro: caminhos para você participar do planejamento de sua cidade.”
O titulo convoca a reinvenção do bairro, e a proposta foi alcançada fazendo com que durante e após a leitura, o leitor se inspire a participar mais do planejamento das cidades e dos bairros, mostrando que o cidadão também faz parte deste processo de criação e modificação do espaço urbano em que vivemos, para Candido Malta a participação do cidadão no planejamento das cidades é essencial.
Para se estruturar uma cidade é fundamental montar um plano de vias para uma circulação rápida e agradável de transportes, assim também dividindo os zoneamentos dos locais adequadamente de acordo com as suas funções, Candido Malta toma como exemplo a cidade de São Paulo, mostrando em croquis, suas malhas viárias, transformações no traçado, que se aplica muito bem nas demais cidades do Brasil.
Devemos nos perguntar quais tipos de cidade gostariam de viver, o que é necessário para uma cidade ideal pensando também na acessibilidade, conforto, local de moradia, e não pensar somente no quanto vamos pagar.
Para se construir uma cidade precisamos pensar em qual tipo se adéqua melhor com o local proposto, pois existem cidades baixas, cidades altas, cidade mista, em cada tipo vendo suas vantagens e desvantagens.
Estudar bem os locais mais adequados para os serviços, comércios e indústrias afim de melhor acessibilidade, tempo de percurso é fundamental como, por exemplo, quanto tempo levara para chegar a um hospital do ponto mais distante da cidade. Temos quatro tipos básicos de tecidos urbanos.
No primeiro tipo de tecidos temos comércios e serviços seguindo por toda a extensão de uma via e somente nela deixando as outras vias ocupadas por residências, (bairro nascendo e desenvolvendo isoladamente).
No segundo tipo de tecido temos duas vias de ligação cruzando em determinado ponto concentrando