Estação Intermodal São José dos Campos
Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Ano 2015
Título do Trabalho: ESTAÇÃO INTERMODAL NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Empresa que trabalha: Occa Móveis e Decorações
Proposta: Implantação de uma estação Intermodal na cidade de São José dos Campos
Introdução
O termo “Mobilidade Urbana” vem sido muito falado no contexto de cidade, atualmente em São José dos Campos. O tema tem sido discutido em seminários, oficinas e palestras, o que ainda pouco se fala, é sobre a criação de estruturas mais complexas que facilitem a mobilidade não só de uma única categoria de transporte, mas uma estrutura que una os meios mais utilizados na região.
A expansão urbana em São José dos Campos ocorreu de modo acelerada, onde a precariedade afetou o ordenamento de todo o seu território onde o processo de verticalização ao redor das principais vias fizesse com que no decorrer do tempo, o sistema viário se tornasse cada vez menos de capaz de comportar uma frota excessiva de veículos.
Objetivo
A estação intermodal tem vários objetivos. O principal deles é a melhorar a ocupação do solo em áreas urbanas e melhorar potencial sustentável no seu planejamento. O projeto tem também como objetivo facilitar a locomoção das pessoas num curto prazo de tempo, melhorando a forma de como a sociedade joseense vive, num ambiente mais saudável e mais digno de moto a satisfazer suas necessidades.
Ao contrário de políticas públicas, a estação intermodal é um empreendimento que produz mais dinâmica no trafego e mais competência na interligação dos meios. A estação intermodal comporta todo o transporte intermodal, que utiliza o tráfego múltiplo e envolve várias mobilidades de transporte. Além de facilitar os acessos mais difíceis, a estação admite interligação dos modais e redução do fluxo de veículos individuais, que é um dos problemas na cidade atualmente.
Cronograma de Desenvolvimento
Mês
Tarefas
Dezembro 2014
Leitura das