BARRAFUNDA
Este relatório é um estudo realizado sobre o bairro da Barra Funda, trabalhados na matéria de laboratório de Urbanismo, a fim de propor um novo conceito no bairro, com requalificação ambiental, tal como a proporcionar qualidade de vida aos habitantes. O bairro da barra funda está inserido na zona oeste da cidade de São Paulo, como diversas problemáticas ambientais tal, como alagamento, grande trafego de veículos nas principais avenidas periféricas a região de estudo, falta de equipamentos públicos, falta de empreendimentos privados.
Ao estudar o projeto novos bairros, realizados pela prefeitura de São Paulo, decidiram inserir em nosso conceito algumas diretrizes importantes, outro trabalho fundamental para o nosso estudo foi o projeto das super quadras de Brasília que propõem diretrizes arquitetônicas e urbanísticas, que requalificaria a conceito do bairro e introduziria mais flexibilidade e qualidade urbana.
Contexto histórico da região, -5207019685Figura 1 - Estrada de Ferro Sorocabana a ocupação do bairro está estreitamente ligada à construção de estradas de ferro para escoamento da produção do café na cidade. O desenvolvimento maior da região foi em 1875, quando foi inaugurada a estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana integrando o primeiro trecho da linha.
A estação permaneceu como depósito e armazém de produtos transportados entre o porto e o interior até os anos 20 quando passou a transportar passageiros. Já a estação da São Paulo Railway inaugurada em 1892, bem próxima à estação da Sorocabana, onde hoje se encontra o viaduto Pacaembu, atendeu desde o início à crescente população do bairro atraída pela demanda de trabalho gerada nos armazéns das ferrovias e de particulares.
Os primeiros habitantes da Barra Funda, após o loteamento da chácara, foram imigrantes italianos. Além dos trabalhos relacionados à ferrovia, estabeleceram nas suas casas serrarias e oficinas mecânicas que atendiam à população abastada dos Campos