Transporte Público Urbano
O transporte público urbano está diretamente ligado com a qualidade de vida da população, afinal é ele que reduz as intermediações entre um espaço e outro e principalmente: reduz as intermediações exageradas entre o espaço coletivo e o privado, auxiliando também no acesso ou restrição das práticas sociais e serviços públicos, uma vez que é responsável também pela formação da malha urbana.
O estudo norteia não só para o entendimento de como o transporte público influencia na formação das cidades e no planejamento urbano, como também procura entender o processo de formação da maioria das cidades do Brasil e analisar casos conhecidos de sucesso no planejamento do transporte público urbano.
Palavras chaves: planejamento urbano; transporte público; uso e ocupação do solo
Keywords: urban planning; public transportation; use and occupation of the ground
1.
O TRANSPORTE PÚBLICO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CIDADES
Os modelos de ocupação do espaço do Brasil vieram de fora, os europeus trouxeram uma ideia positivista de que nesse país, sem desafios geográficos para eles, seria instaurado o progresso através de um processo de ocupação em massa das terras existentes. Sendo assim, naquela época os brasileiros não criaram suas próprias ideias sobre o que seria uma cidade e como ela deveria se organizar, apenas adotaram as ideias já existentes de como deveriam ser e se organizar os centros urbanos.
1.1.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CIDADES
A estrutura das cidades nada mais é que vários padrões que se articulam numa combinação de elementos fundamentais. Ao longo do tempo as cidades vão se modificando, ou seja, seu tecido urbano se modifica; uma vez que a cidade se desenvolve conforme as necessidades de sua população que mudam frequentemente.
Para entender os tipos de tecidos é necessário primeiro entender os tipos de vias urbanas que podem ser: arteriais, coletoras e locais. Por vias arteriais entende-se por aquelas que se caracterizam por