“As lutas do povo brasileiro: Descobrimento de Canudos”
Resumo da Introdução – Parte I
Onde está o povo?
Nos livros de história o povo quase nunca aparece. Sempre são um ou outro, um principal e nunca o povo, uma massa popular com ideais similares que conseguem o que querem, como exemplo da revolução francesa.
Muitos por ai dizem que os brasileiros não lutam e aceitam os fatos passivamente e que as grandes partes das mudanças políticas acontecem sem sua presença.
Porém ao invés deles fazerem isso deviam pensar quem realmente é o povo, quais são as grandes mudanças políticas ao invés de nos difamarem da maneira que fazem. Pois primeiramente sem povo não há historia.
Devido a séculos de dominação ideológicas, nos quais raramente aparece o outro lado da historia, levam-nos a acreditar nas verdades estabelecidas a nós.
Do mesmo jeito que foi estabelecido os mitos na Grécia antiga com intuito de criar uma definição para algo inexplicado, e do mesmo jeito que foi criado o mito que a America seria o novo Éden, isso é uma mentira porém muitos levaram a sério e fizeram disso uma verdade, do mesmo jeito que fazemos agora com as verdades que são estabelecidas a nós que nem sempre são verdades.
Uma das verdades que foram impostas que não eram realmente verdades foi a distorção da historia cristã aos índios para conseguirem colonizarem o local e dominarem
Que País é este? Este país é uma sociedade de classes, onde a propriedade privada é sagrada. Tudo tem um dono. Também a virtude. E a sem-vergonhice, ou seja, o capitalismo. Assim, essa coisa vaga chamada “caráter do povo brasileiro” varia de dono pra dono. Em quinhentos anos de história as classes dominantes abriram mão ideologicamente de algumas coisas porem por outro lado fecharam o domínio de outras. Muitas pessoas nos olham como preguiçosos, porém grande parte de nossa população se arriscam a morte para conseguirem levar seus filhos às escolas ou irem ao trabalho para ganhar um salário