estudante
A formação e o sentido do Brasil
INTRODUÇÃO
O descobrimento do Brasil, (o novo mundo) como nos habituamos a sempre falar, foi uma obra do acaso na história dos portugueses, que se lançaram ao mar com o objetivo de chegarem as índias e conquistar novas terras e rotas comerciais no Oriente, que era tida como a principal área de fluxo comercial da Europa por possuírem especiarias exóticas. Descobrir uma nova nação, em princípio, não foi algo de grande interesse para a Coroa Portuguesa, que ainda não tinha idéia de toda riqueza existente em solo brasileiro
Quando colocaram seus pés no novo mundo, os desbravadores encontraram os moradores desta terra, os indígenas que de certa forma termina mudando o sentido da palavra “descobrimento”, já que a terra recém-descoberta já era habitada. Muitos historiadores acham por isso, mais correto afirmar que houve uma colonização portuguesa do que um descobrimento propriamente dito, tornando tal afirmação incorreta, onde estaria apagando a história dos habitantes nativos que por muito tempo foram os verdadeiros donos da terra.
A colonização inicialmente teve como características dominar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e civilizar.
Os três primeiros itens têm relação entre colonizador e colonizado. Mostra a maneira como os portugueses trataram e subjugaram aqueles que deveriam ser tidos como proprietários da terra, mas que de uma forma ou outra passaram a ser serviçais, que faziam serviços para os colonizadores em troca de bugigangas. Eles se achavam uma raça superior, e tratavam os indígenas com descaso, tentando impor seus dogmas e cultura, fulminando aqueles que achavam que não serviriam para seus objetivos e explorando o trabalho deles, que eram fortes e sadios. Anos mais tarde o negro-africano era colocado sob jugo em terras brasileiras como escravo, vindo a se tornar a mão-de-obra principal dos europeus, em sua exploração.
Os itens restantes dizem respeito à problemática territorial, a