ÓXIDO REDUÇÃO e Ligação Iônica
Conceitos
Oxidação: oxidar significa perder elétrons e consequentemente aumentar o nox.
Redução: reduzir significa ganhar elétrons e consequentemente diminuir o nox.
Agente oxidante: é a espécie química que contém o elemento que sofre redução. O oxidante provoca a oxidação de outra espécie química na reação.
Agente redutor: é a espécie química que contém o elemento que sofre oxidação. O redutor provoca a redução de outra espécie química na reação.
Observações:
Quem oxida ou quem reduz é sempre elemento químico.
O agente oxidante e o agente redutor sempre estão do lado dos reagentes da reação.
Número de oxidação: é a carga que o elemento tem ou adquire durante a reação.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
Reação de Óxidorredução: sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Esse fenômeno recebe o nome de Reação redox ou Óxidorredução. Óxidorreduções são reações que transferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Esse processo não deve ser confundido com as ligações iônicas (em que há transferência de elétrons de uma substância a outra) e sim como um processo de oxidação de uma substância e a redução de outra.
Ligação Iônica
A ligação iônica consiste na transferência de elétron(s) de um metal (íon catiônico) para um ametal (íon aniônico). Essa transferência de elétron(s) é originária de uma forte atração eletrostática entre esses íons. Os compostos que apresentam essa ligação são chamados compostos iônicos.
Gases Nobres (8A): são encontrados isoladamente porque são estáveis por natureza. O gás