Resumão quimica
Alumínio (A): fabricação de panelas, esquadrias, folhas, tubos, aviação, automóveis
Cobre (Cu): fabricação do bronze (junto com o Sn) e do latão (junto com o Zn) e confecção de moedas. Fabricação de arames, fios, panelas, etc.
Ferro (Fe): fabricação de esquadrias, ferramentas, pregos, etc.
2. Liste todas as propriedades das substâncias metálicas, citadas no texto.
Geralmente, são sólidos na temperatura ambiente. Alguns tem alta TF e TE e outros tem baixa
Bons condutores elétricos e térmicos
Alto brilho
Alta maleabilidade
É bom salientar que os metais também são insolúveis em água, porém alguns reagem com a água, produzindo novas substâncias.
Além das propriedades citadas no texto, podemos dizer que os metais são dúcteis (podem ser transformados em fios).
3. Explique a ligação metálica. Os elementos metálicos apresentam grande raio atômico e pequena energia de ionização. Portanto, não atraem muito os elétrons de valência, tendendo a formar cátions. A ligação metálica ocorre devido atração entre os elétrons semi-livres e os cátions, o que leva a uma diminuição de energia do sistema, ou seja, estabilização.
4. Elabore um modelo, com legenda, para a prata na fase sólida e na fase líquida. Considere o íon de prata sendo monovalente.
Prata sólida
Prata líquida
Legenda
Cátion de Prata
elétron semi-livre (deslocável)
OBS.: NÃO FORAM FEITOS MODELOS CINÉTICOS. SABE-SE QUE, NA PRATA SÓLIDA, OS CÁTIONS TEM MOVIMENTO VIBRACIONAL. OS ELÉTRONS SEMI-LIVRES POSSUEM MOVIMENTO VIBRACIONAL, ROTACIONAL E TRANSLACIONAL. NA FASE LÍQUIDA, TANTO OS CÁTIONS QUANTO OS ELÉTRONS SEMI-LIVRES POSSUEM TODOS OS MOVIMENTOS. NO MODELO. COMO O CÁTION É MONOVALENTE, PARA CADA CÁTION DEVE HAVER 1 ELÉTRON SEMI-LIVRE. SE FOR REPRESENTADO UM CÁTION BIVALENTE, PARA CADA CÁTION DEVE HAVER 2 ELÉTRONS SEMI-LIVRES.
5. Compare a condutividade elétrica