Eletroquímica-tipos de reações
Fenômenos eletroquímicos
Átomo segundo Rutherford.
As camadas eletrônicas.
Conceitos básicos-raio atômico
ELETROPOSITIVIDADE ou CARÁTER METÁLICO
Eletropositividade é a capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions. Ex: Na+. Os metais apresentam elevadas eletropositividades, pois uma de suas características é a grande capacidade de perder elétrons. Entre o tamanho do átomo e sua eletropositividade, há uma relação genérica, uma vez que quanto maior o tamanho do átomo, menor a atração núcleoelétron e, portanto, maior a sua facilidade em perder elétrons. Também não está definida para os gases nobres.
Eletropositividade
Eletronegatividade
A eletronegatividade dos elementos não é uma grandeza absoluta, mas, sim, relativa. Ao estudá-la, na verdade estamos comparando a força de atração exercida pelos átomos sobre os elétrons de uma ligação. Essa força de atração tem uma relação com o RAIO ATÔMICO: Quanto menor o tamanho de um átomo, maior será a força de atração, pois a distância núcleo-elétron da ligação é menor. Também não é definida para os gases nobres.
Eletronegatividade capacidade de ganhar elétrons
F>O>N=Cl>Br>I=S=C>P=H>metais
Energia potencial...
A corrente elétrica só passará de um ponto a outro de um circuito, desde que entre eles exista um desnível de quantidade de carga elétrica. Numa catarata, quanto maior é o desnível maior é a quantidade de energia que pode ser transferida.
Diferença de potencial d.d.p. ou tensão
Voltímetros.
Aparelhos usados para medir ddp
Teoria dos octetos.
A maioria dos elementos se estabilizam com 8 elétrons na última camada . Para tanto eles realizam ligações químicas.
Ligações Químicas
Ligações Iônicas, normalmente entre metais e ametais, o metal cede elétrons para o ametal, os átomos se agregam pela diferença de carga elétrica.
Outro exemplo de ligação iônica.
Ligações químicas
Ligações covalentes, comum entre ametais, os átomos