É possível dizer que o processo de globalização pode acabar gerando o aparecimento de uma nova cultura global?
ATIVIDADE DAS UNIDADES 5 e 6:
É POSSÍVEL DIZER QUE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
PODE ACABAR GERANDO O APARECIMENTO DE UMA NOVA
CULTURA GLOBAL?
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em História
Antropologia Cultural
Prof. Daniel Lipparelli Fernandez
Polo: Santo André – SP
06 – 04 - 2012
1. INTRODUÇÃO
A globalização vem proporcionando diversos debates em torno de suas causas e consequências. Muito se fala quanto à possibilidade do surgimento de uma cultura global, mas não se sabe exatamente qual a extensão ou a abrangência de tal afirmação.
Nos diversos relatos históricos que podemos ter acesso, os mesmos nos revelam que o processo não é recente e nem uma novidade, e ainda que, não está acontecendo pela primeira vez e muito menos está próximo de estar concluído.
Já nos tempos de Rousseau, no século 18, ele tecia comentários sobre a ideia de globalização, e mais que isso, ressaltava a importância de educar os jovens de modo a prepará-los para uma sociedade que está sempre em mudanças, de modo que pudesse viver em qualquer lugar da Terra.
Muitos fatores influenciam tal processo, mas se destaca a cultura, a qual caracteriza a identidade das sociedades, as quais tem sido objeto do processo de globalização. Assim temos a globalização como um processo de integração das diversas partes de nosso planeta, sob duplo aspecto, cultural e mercantil, sendo que este último acaba por subordinar o primeiro.
2. DESENVOLVIMENTO
Em primeiro lugar precisamos entender os efeitos da referida globalização, segundo Appadurai (1986) que apresenta a noção de ecúmeno, noção que os gregos tinham de que o centro manda e a periferia obedece, estabelecendo assim uma noção
de ecúmeno global, em que, devido ás mudanças ocorridas nos meios de transporte e comunicação estabelecendo uma divisão mundial entre centro e periferia.
Então, como podemos visualizar, a abrangência do processo é a maior possível,
em