A crescimento e desenvolvimento social
Os economistas distinguem dois conceitos: o crescimento, que permite obter maiores quantidades dos mesmos bens, utilizando os mesmos processos produtivos, e o desenvolvimento, que implica em mudança tecnológica e estrutural, no qual é imprescindível uma economia especializada e a divisão do trabalho. Outro ponto básico é o que se refere à pobreza. A economia de um país pouco desenvolvido pode crescer e gerar riqueza, deixando camadas da população na miséria. Na segunda metade do século XX, foi reconhecida a dificuldade que atravessa a maioria dos países em vias de desenvolvimento. Por isso, a expressão “economia do desenvolvimento” passou a significar a busca de soluções a serem aplicadas para reverter a situação de miséria.
Existem diversas teorias sobre o crescimento e o desenvolvimento. As fundamentais ressaltam o processo acumulativo dos principais factores da produção: trabalho, capital e terra.
O desenvolvimento é um conceito de cariz social/humano, tem a ver com o bem-estar e qualidade de vida da população (educação, saúde, transportes, água e saneamento, justiça, habitação, etc.)
Podemos analisá-lo através dos indicadores: (estes são só alguns dos mais importantes)
• Esperança média de vida
• Taxa de alfabetização
• Taxa de mortalidade infantil
• Consumo médio de calorias por habitante
• IDH – Índice de desenvolvimento humano, este é um índice muito importante, que nos indica o grau de desenvolvimento dos países. Varia entre 0 (países menos desenvolvidos) e 1 (países mais desenvolvidos).
O crescimento é um conceito económico, tem a ver com a produtividade e o crescimento da economia de um país. Podemos analisá-lo, entre outros, através dos indicadores:
• PIB – Produto interno Bruto
• PNB – Produto nacional bruto
Sem crescimento económico, que produza riqueza e capital, não há recursos para investir no desenvolvimento da população. É importante uma economia forte e um estado democrático e