Crescimento e Desenvolvimento Social
Crescimento e desenvolvimento
A teoria do crescimento e do desenvolvimento discute estratégias de longo prazo, nela a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo.
Foco: analisar o comportamento do produto potencial ou de pleno emprego da economia, a longo prazo.
Crescimento econômico: crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo.
Desenvolvimento econômico: alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.
Fontes de crescimento
Aumento na força de trabalho;
Aumento do estoque de capital;
Melhoria na qualidade de mão-de-obra;
Melhoria tecnológica;
Eficiência organizacional.
Capital humano: valor ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e inclui a habilidade inerente à pessoa, o talento, a educação e as habilidades adquiridas.
Capital físico: maquinário e equipamentos sofisticados, que são abundantes em países ricos e escassos em países pobres. A razão da variação do produto nacional e a variação da capacidade produtiva resulta na relação produto-capital que envolve o capital físico no processo de desenvolvimento econômico.
Desenvolvimento Econômico
O desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. Ou seja, O enriquecimento do país. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capita aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns