Área Protegida nacional Parque Natural do Vale do Guadiana
Parque Natural do Vale do Guadiana
Índice
Introdução 3
Classificação/ Caracterização 4
Geologia, hidrologia e clima 5
Património histórico-cultural 8
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
Este trabalho retrata de uma área nacional protegida situada no Baixo Alentejo, sendo abordados aspetos sobre a sua classificação/ caracterização, a geologia, a hidrologia, o clima e o património histórico-cultural, bem como outros fatores de interesse, igualmente relacionados.
Em Portugal, existem diversas áreas protegidas cuja classificação tem em conta as características da fauna, flora e geologia da região sendo assim designadas por Parque Nacional; Parque Natural; Reserva Natural; Paisagem Protegida; Monumento Natural/ Geomonumento.
Porque foi classificado o Parque Natural do Vale do Guadiana?
Classificação
O troço médio do vale do Guadiana possui um evidente interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Estes fatores, conjugados com a circunstância da identidade desta paisagem se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo, justificaram a sua classificação, como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região.
Caracterização
O Parque Natural estende-se por 69.773 ha, abrangendo parte dos concelhos de Mértola e Serpa num troço de rio que se estende desde uma zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão, fronteira entre o Alentejo e o Algarve.
Geologia, hidrologia e clima do Parque Natural do Vale do Guadiana
Geologia e geomorfologia
No Parque Natural do Vale do Guadiana ocorrem três grandes estruturas geomorfológicas:
As planícies, com ligeira ondulação, e que dominam na área;
As elevações quartzíticas das serras de Alcaria Ruiva e São Barão;
Os vales encaixados do rio Guadiana e