parque natural Montesinho
1 – INTRODUÇÃO 3
2 – CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO 4
3 – CLIMA 5
4 – HABITATS 6
5 – FLORA 12
6 – FAUNA 14
7 – HISTÓRIA / CULTURA 16
7.1 - Património Cultural 16
7.2 - Atividades Humanas 18
7.3 - Visitar 20
8 – CONCLUSÃO 22
9 – BIBLIOGRAFIA 23
ANEXOS 24
Anexo 1 – Localização do Parque Natural de Montesinho
1 - INTRODUÇÃO
Segundo a wikipédia “um parque natural é uma área de conservação, fora de uma área urbana, protegida por lei com o objetivo de preservar a flora e a fauna local e proporcionar um ambiente de lazer”.
Um parque natural pode possuir áreas para Camping, canoagem, caminhadas e piqueniques. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cascatas de água, por exemplo.
Em Portugal continental, existem, atualmente, treze Parques Naturais: Montesinho; Douro Internacional; Litoral Norte; Alvão; Serra da Estrela; Tejo Internacional; Serras de Aire e Candeeiros; São Mamede; Sintra-Cascais; Arrábida; Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; Vale do Guadiana; e Ria Formosa.
É sobre o Parque Natural de Montesinho que este trabalho irá ser realizado, no âmbito das Ciências da Natureza, o qual nos foi proposto pela Sra. Professora Ana Sampaio.
Com este trabalho pretendemos atingir os seguintes objetivos: - Promover o trabalho de pesquisa; - Aprender a seleccionar as informações mais importantes e pertinentes; - Compreender a importância dos parques para a preservação da vida; - Conhecer a importância do Parque Natural de Montesinho; - Conhecer algumas das atividades realizadas no Parque Natural de Montesinho. Através da pesquisa bibliográfica iremos, então, abordar, de uma forma simples, os termos que envolvem esta ciência.
2 - CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
Classificação do Parque Natural de Montesinho
O início do Decreto-Lei nº 355/79, de 30