silvicultura
Neste trabalho proponho-me a apresentar de forma sucinta mas organizada informações relativas ao setor dos incêndios em Portugal.
Vou portanto indicar fatores responsáveis pela sua origem e as consequências subjacentes. Entre outras informações vou também mostrar realidades que merecem a atenção neste tema.
Finalizamos comprovando a existência do problema em certas áreas com algumas fotografias, informações retiradas de jornais.
Espero com este trabalho sensibilizar para esta questão, pois somos nós que contribuímos diariamente para este grave problema e que só nós poderemos por um ponto final neste desrespeito pela terra que não nos pertence, apenas estamos aqui de passagem.
O que é a Silvicultura?
Silvicultura é a ciência que se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar a povoação florestal, tem o objetivo de satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, a utilização desse estudo serve para a manutenção, e para o aproveitamento e para o uso racional das florestas.
O sucesso de um projeto de silvicultura depende do planeamento e da colocação adequada das várias silvias, as quais compreendem: estudo do clima, determinação da espécie e definição do material genético, produção de espetas, preparo das fezes, controle de formigas e outros invasores. A Silvicultura está também relacionada com a cultura madeireira. E o manuseamento de uma área de silvicultura exige a participação de técnicos de várias áreas.
Busca ainda auxiliar na recuperação das florestas através da plantação de árvores, preferencialmente de caráter regional, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção da biomassa local visando ainda a recuperação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.
Incêndio florestal é todo fogo não controlado que recai sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem (provocado por negligência), ou por