silvicultura
1. Qual a importância de se fazer florestamentos homogêneos com eucaliptos e pinus?
Diminuição da pressão sobre florestas nativas; Reaproveitamento de terras degradas pela agricultura; Sequestro de carbono; Proteção do solo e da água; Maior homogeneidade dos produtos, facilitando a adequação de máquinas na indústria.
Além de baratear a produção, evitar o desmatamento e preencher campos já devastados, as áreas reflorestadas também colaboram para minimizar o aquecimento global. Isso porque as florestas cultivadas são mais eficientes que as árvores adultas no seqüestro de carbono da atmosfera - retiram do ar mais gás carbônico (CO2), o principal responsável pelo efeito estufa.
Como estão em permanente crescimento, as árvores plantadas consomem mais carbono que as florestas que chegaram ao clímax, onde há um equilíbrio entre a quantidade de CO2 consumido durante a fotossíntese para fabricar glicose e o liberado pela respiração. Além do carbono usado para se alimentar, elas fixam a substância na forma de matéria seca (madeira). Os resíduos florestais também são utilizados como biomassas para a geração de energia elétrica no Brasil.
2. O que você diria se alguém te perguntasse: “O eucalipto seca o solo?”
O eucalipto não seca o solo. Comparações entre espécies de eucalipto com outras essências florestais mostram que os plantios de eucalipto no Brasil consomem a mesma quantidade de água que as florestas nativas. Sua eficiência no aproveitamento da água garante maior produtividade quando comparado a outras culturas agrícolas, (com 1 litro de água produz-se 2,9 gramas de madeira de eucalipto; com a mesma quantidade de água produz-se apenas 1,8 gramas de açúcar, 0,9 grama de grãos de trigo e 0,5 grama de grãos de feijão).
O consumo maior ocorre na época de chuvas, quando o conteúdo de água no solo é elevado e suficiente para suprir os mananciais hídricos. Mas nos períodos em que o solo está mais seco, o consumo devido à perda