Inovação tecnologica
Para falar dos fatores que estimulam a inovação tecnológica comecemos pelo ambiente externo onde a competição é um dos agentes principais que impulsiona a inovação. O objetivo é ultrapassar a concorrência, e manter a dianteira por um tempo, com a boa ideia.
As novas empresas formadas nem sempre têm a inovação tecnológica como estratégia de competitividade. Contudo, quando são inovadoras e encontram mercados para suas inovações, apresentam um rápido crescimento (STAM e WENNBERG, 2009).
A competitividade das organizações depende, em grande parte, de sua capacidade de se adequar às oscilações do ambiente no qual está inserida. Essa adequação pode ser definida pelas estratégias de atuação e pela capacidade de absorver e implementar as informações e inovações surgidas no meio ambiente (MACHADO, 2007, p. 1).
capacidade organizacional de absorção e processamento de informações;
Segundo MACHADO (2007), a capacidade organizacional de absorção e processamento de informações vem a ser um dos primeiros fatores que influenciam a inovação tecnológica. Em seguida ele apresenta diversos fatores da inovação tecnológica, dentre eles a qualificação das pessoas. Segundo os registros, a qualificação de pessoas desenvolveu-se a partir do século XIX, quando Georg Friedrich List, em visita ao Reino Unido e aos E.U.A., analisou as causas do desenvolvimento industrial desses países, recomendando aos estados alemães que ampliassem e fortalecessem seus sistemas educacionais e de treinamento e implantassem uma infraestrutura que suportasse o desenvolvimento da indústria (LIST, 1841, apud LUNDVALL, 1992 et FREEMAN e SOETE, 1997).
• qualificação das pessoas que trabalham na empresa;
A qualificação das pessoas revelou-se importante tanto para os departamentos de P&D das empresas privadas, quanto para a absorção de